20051109

POEMA: Morre lentamente de Pablo Neruda

Morre lentamente
"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,quem não ouve música,quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,quem não se deixa ajudar,morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca,não se arrisca a vestir uma nova corou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão,quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoínho de emoções,justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante...Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,não pergunta sobre um assunto que desconheceou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade"
Pablo Neruda

3 comentários:

  1. esse poema nao e do Pablo Neruda e sim da escritora Martha Medeiros, gaúcha, que o publicou no Jornal Zero Hora de Porto Alegre, no ano 2000.
    Basta verificar no Google.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Quando recebi dizia Pablo Neruda e quando pesquisei "Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,quem não ouve música" também foi o que encontrei :S
    Obrigada pelo aviso.

    Falso poema atribuído a Neruda é da brasileira Martha Medeiros.
    LINKS:
    http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,falso-poema-atribuido-a-neruda-e-da-brasileira-martha-medeiros,306181,0.htm

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Estilo%20de%20Vida&newsID=a2366566.xml


    http://br.noticias.yahoo.com/s/13012009/40/entretenimento-poema-brasileiro-circula-na-internet.html

    ResponderEliminar
  3. Não importa quem escreveu e sim a reflexão

    ResponderEliminar