20051202

2005-12-02 As Termas de Caldas de Vizela

Gostei da ideia transmitida pelo netviagens “Aproveite o próximo fim de semana para tratar de si, do seu corpo e da sua mente, nas Caldas de Vizela. Conheça a arte rupestre, os castros, as influências pagãs e a presença do cristianismo... e o famoso bolinhol! “.
Lá fomos nós às Termas de Caldas de Vizela link http://www.termasdevizela.com/ - Feriados Dezembro - 3 dias Programa Anti-Stress em regime MP Atenção * Crianças não podem utilizar estes serviços termais.
Características da estância Francamente mineralizadas, sulfúreas, sódicas e fluoretadas, as águas hipertermais das Caldas de Vizela brotam da terra a uma temperatura superior a 60º C. São particularmente indicadas no tratamento de reumatismos crónicos, afecções neurológicas e traumáticas, doenças crónicas das vias respiratórias, doenças de pele e patologias dermatológicas. Existem diversas técnicas terapêuticas, desde banheiras individuais, hidromassagem, piscinas colectivas, passando por massagens tipo Vichy, lamas medicinais, sauna, inalações, duches diversos, até vapor à coluna-Bertholet.
História·Outrora exploradas pelos romanos, que nelas construíram os seus primeiros banhos, e, mais tarde, pelos celtas, godos e árabes, suevos e visigodos, as Termas de Vizela, desde o final do século XIX, dinamizaram a actual sede de concelho Vila de Vizela.Durante mais de 100 anos, as águas termais de Vizela foram procuradas por milhares de aquistas, que nelas obtiveram a cura para os seus males. Um apogeu que lhes conferiu o título de Rainha das Termas de Portugal. Segue-se, depois, um período de declínio que se acentuou com a preferência da juventude pelas praias. Mas os tempos mudam e hoje Vizela, elevada a vila, em 1929, e a cidade, em 1998, é uma das razões pela qual o termalismo uma vez mais a atrair muitas pessoas.

Após termos tomado o pequeno-almoço às 10h já estávamos nas termas.
Programa:
· Sexta feira (1º dia): Piscina, Duche Agulheta, Hidromassagem

Adorei, o cheiro ao início é estranho mas depois habituamo-nos.
Chegámos lá e não sabemos o que fazer. Encaminham-nos para as piscinas.
Parece que recuamos no tempo, cadeiras e utensílios antigos, ajudam a transportar-nos para outra época.
Lá vamos nós de touca e chinelinhos para a Piscina.
A água a 33 graus predispõe bem.
A chuva cai lá fora e eu a nadar em sopa ;)
O Duche Agulheta é um espectáculo que até dá arrepios da espinha.
Em vez da Hidromassagem acabámos por fazer Vichy parcial primeiro. Digamos que é uma massagem ás costas bem regada e besuntada, bem bom.
Zen

Saímos das termas, arranjamo-nos. Demos um pequeno passeio por Caldas de Vizela e fomos almoçar a Guimarães
“Guimarães, apenas a três quilómetros de distância, convida a conhecer a arte e a história do berço onde nasceu o País. O castelo, as igrejas e museus, os solares e as pitorescas ruas da primeira capital de Portugal estão à sua espera.”
Fomos ao RESTAURANTE BATISTA, descrevo melhor no seguinte post ;)

Jantar no Hotel, hoje tive azar, não gostava do peixe e a carne era porco, mas ataquei a salada de Atum que também gosto ;), o meu Kido comeu o porco e regamos tudo com um Vinho tinto “Esteva”.
Depois fomos descansar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário