20070430

SÉRIE Conta-me como foi

"Conta-me como foi" retrata a vida e o país desde 1968, tendo como fio condutor a história da família Lopes. Ao ser contada a história da família, acompanha-se também a evolução social, económica e política do país e do mundo.
O Narrador Carlos Lopes com 8 anos irrequieto e inventivo está sempre a inventar confusões.
Ando a seguir a série, acho que está muito boa :)
Série Nacional começou dia 2007-04- 22 passa na RTP-EPG Domingo 22:30.
DN Online Conta-me Como Foi faz-nos hoje voltar a 68

3 comentários:

  1. CONTA-ME COMO FOI
    Séries Nacionais




    "Conta-me como foi" retrata a vida e o país desde 1968, tendo como fio condutor a história da família Lopes


    "Conta-me como foi" é uma série de ficção adaptada da série espanhola "Cuentame como pasó".
    Como a original, a série portuguesa tem como objectivo retratar de forma bem humorada o ambiente socio-económico desde finais da década de 60.

    A acção inicia-se em Março de 1968 e relata a vida de uma família lisboeta, de classe média baixa, oriunda da província, que se debate todos os meses com dificuldades financeiras que, ainda assim, permitem a aventura da compra de uma televisão mas que não deixam senão sonhar com a compra de um pequeno automóvel.

    Além do acompanhar das peripécias em que se vê envolvida esta família , a história é também contada pela voz de um narrador que, no presente já adulto, se recorda da infância vivida a partir de 1968, então com 8 anos. A história é contada pela voz adulta mas pelas recordações e olhos de uma criança.

    Ao ser contada a história da família, acompanha-se também a evolução social, económica e política do país e do mundo, recorrendo a referências no guião, a arquivos e a reconstituições de conteúdos de rádio e televisão.

    Acontecimentos marcantes na vida política, social e desportiva em Portugal e no mundo podem ser aqui descobertos, enquadrados com a trama de cada de episódio. Curiosidades, publicidades, programas de rádio e televisão, locutores e apresentadores e as imagens de Portugal em 1968 marcam também presença para serem conhecidos pelos mais jovens e recordados pelos menos novos.

    Apresentam-se na história a evolução da moda, da roupa aos cabelos, as inovações tecnológicas, novos produtos, publicações periódicas, carros e motas... as coisas de um tempo em que telemóveis com máquina fotográfica não seriam mais do que simples alucinação futurista e em que os jovens pensavam no Festival da Canção em vez de em coloridas séries juvenis.

    Conta-me como foi retrata, acima de tudo, o modo de viver e pensar de uma sociedade ainda fechada sobre si, os papéis e as ambições sociais de homem e mulher, de jovens e idosos, os tabus de uma época e a gradual e desconfiada abertura a novas mentalidades.

    Conta-me como foi tem o objectivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968; sem espírito saudosista, sem abordagens moralistas, sem juízos de valor, sem tomar partido por nenhum lado da história, sem aspirações documentalistas; com a ambição de entreter, com a vontade de mostrar e dar a conhecer o passado, com a certeza de ser uma oportunidade descontraída de recordar, rever e reviver um tempo que faz parte da história pessoal de milhões de portugueses.

    Origem: Portugal - 2007

    Produção: RTP
    Realização: Fernando Ávila/Pedro Miguel
    Fotografia: Rui Prates
    Música: genérico: José Cid


    Com: Rita Blanco, Miguel Guilherme, Catarina Avelar, Luís Ganito, Francisco Madeira, Manuel Alves, Margarida Carpinteiro, Mariema, Ana Guiomar, José Pinto, Manuel Wiborg, João Maria Pinto, José Raposo, Maria João Abreu, Luís Alberto

    ResponderEliminar