20220727

CINEMA Dreamgirls

Dreamgirls Realizador: Bill Condon Actores: Jamie Foxx, Beyoncé Knowles, Eddie Murphy, Jennifer Hudson Ano: 2006 Idade: M/12 Duração: 131 minutos Género: Drama/Musical Distribuidora: Lusomundo País de Origem: EUA 

 

SINOPSE

Um sonho mudará tudo. Inspirado no musical homónimo, vencedor de diversos prémios e passado nos turbulentos anos 60 e 70, “Dreamgirls” acompanha a ascenção de um trio de mulheres - Effie (Jennifer Hudson), Deena (Beyonce Knowles) e Lorrell (Anika Noni Rose) – que formam um promissor grupo feminino chamado The Dreamettes. Num concurso de talentos, elas são descobertas por Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx), um manager ambicioso que lhes oferece a oportunidade das suas vidas ao serem coro feminino do cantor James "Thunder" Early (Eddie Murphy). Curtis assume, pouco a pouco, a gestão do visual das raparigas e, inclusive, do seu estilo musical, acabando por lhes dar a oportunidade de brilhar por conta própria como The Dreams. As luzes da ribalta começam, porém, a centrar-se em Deena, acabando por dispensar a menos “comercial” mas extremamente talentosa Effie. Embora as Dreams se tornem num fenómeno internacional, elas rapidamente se apercebem que o preço da fama e da fortuna pode ser bem mais elevado do que imaginavam. 7a Arte CINEMA IMDb / Os piores Críticos do Mundo

OPINIÃO 2007-08-18 Visível mas já estava saturada ainda bem que estava em casa. Demasiado musical, até perturba a história. Contaram me que a história é baseada numa história real, como não vi essa informação na película, duvido bastante, até porque acaba demasiado bem para realidade.

6 comentários:

  1. Posters espetaculares http://ecrangigante.blogspot.com/2007/02/dreamgirls-o-musical-do-ano.html

    ResponderEliminar
  2. eu tamebm vi o filme... e gostei. nada de mais, mas gostei.

    hum... talvez nota 3 (de 1 a 5)

    ResponderEliminar
  3. É HORRIVEL!!!!! Musical sem história e se calhar sentido histórico. Boa participação do Eddie Murphy.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos comentaristas.Vamos mais a fundo nesta belissímo musical:

    Dreamgirls – Em Busca de um Sonho é adaptação de um famoso musical da Broadway que, por sua vez, é baseado na história do trio de cantoras chamado The Supremes, formado por Florence Ballard, Mary Wilson e Diana Ross, representada aqui pelo personagem Deena Jones, de Beyoncé Knowles. O roteiro foi escrito pelo próprio diretor Bill Condon, acostumado com adaptações do gênero como Chicago.

    Todo musical, quando é bem-feito, possui forte apelo sobre o público e este é o caso deste longa-metragem. O clima envolvente eleva o filme a um status de superprodução, no qual as músicas passam a ser um complemento para os personagens bem construídos, figurinos glamorosos e enredo contagiante, resultando em um ótimo entretenimento.

    Ambientado na década de 60, em Detroit, Dreamgirls – Em Busca de um Sonho conta a história de três amigas - Deena Jones (Beyoncé Knowles), Effie White (Jennifer Hudson) e Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) - que sonham ser reconhecidas por seu talento: cantar. Elas formam o grupo The Dreamettes e buscam, por meio de shows de talento, ser descobertas. E isso acontece. Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) é um vendedor de carros, que quer, a todo custo, deixar seu nome marcado no mundo da música. É ele quem descobre as garotas e vira o agente do grupo.

    A partir daí, elas seguem como back vocals de James "Thunder" Early (Eddie Murphy). Porém, o talento das três amigas e a ambição de Curtis as levam a outro patamar. Para alcançar o sucesso, o empresário tira a primeira voz de Effie, que também é sua namorada, e passa o cargo para a tímida Deena, por quem está apaixonado. Vários conflitos e mudanças irão transformar a vida de todos os envolvidos diante da ambição do agente.

    Possivelmente, um dos fatos mais interessantes deste longa esteja nos bastidores, como o fato da estreante Jennifer Hudson ser uma das finalistas do reality show American Idol, dos EUA. Ela é o perfeito sinônimo de que vencer não é tudo, pois Jennifer pode ter perdido o concurso, mas teve a chance de expor seu talento ao mundo, ganhando o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação ao Oscar de 2007. Além disso, a cantora e iniciante atriz pôde mostrar que é melhor que muitas que possuem um certo currículo cinematográfico, como a cantora/ atriz Beyoncé Knowles (A Pantera Cor de Rosa). Jennifer foi superior na interpretação e nas canções em que interpretou, tornando sua posição de coadjuvante ingrata à sua apresentação. Para interpretar Effie White, Jennifer Hudson não economizou esforços e engordou dez quilos para viver a personagem e superou 780 concorrentes ao papel. Mas não foi somente Jennifer que brilhou como coadjuvante; o ator Eddie Murphy (Um Tira da Pesada), fora de seu ambiente natural que é a comédia, deu um show de dramatização e emoção, o que lhe rendeu também sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

    As músicas não poderiam deixar por menos, já que três canções originais foram indicadas ao Oscar (sem contar a indicação em Melhor Som), em uma categoria com apenas cinco, atestando a qualidade da trilha sonora. O trabalho dos envolvidos nesta produção foi essencial para seu sucesso. A direção de arte (outra que recebeu indicação ao Oscar) caprichou nos detalhes para representar o período em que Dreamgirls – Em Busca de um Sonho se passa. Evidentemente que o figurinista que trabalha com material de época já deve ser elogiado por sua dedicação e estudo, mas é a composição de diversos elementos que dignificam esse esforço, ou seja, a união de distintos componentes em um nível igualitário, no qual nada se sobressai ao próprio filme, o que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino. Mérito ao diretor Bill Condon que conduziu todas as diretrizes que formam este longa-metragem de maneira forte e segura.

    Dreamgirls – Em Busca de um Sonho jamais poderá ser considerado o melhor filme do ano, mas com certeza é o melhor musical.

    ResponderEliminar
  5. Márcio,
    Já pensaste em ter um blog sobre filmes?
    Está muito completo o teu comentário.
    Obrigada e volta sempre ;)

    ResponderEliminar