20140311

2014-03-11 Detesto diminutivos

DIMINUTIVO
adjectivo
1. Que exprime diminuição.
2. Que torna menor.
3. [Gramática]  Que diminui ou atenua a significação da palavra.

“O diminutivo serve funções estilísticas e pragmáticas bem definidas, como evidenciar afeto ou ironia.”
“… representa uma forma menor, geralmente em tamanho, do que a palavra normal.”

*

Volto a dizer … detesto diminutivos.
Detesto que me chamem …inha, pequenina, lindinha, inhaaaa...
DETESTO!!!

Gosto de ser LopesCa pois tomei o nome como meu.
E gosto do nome que os meus pais que me deram.

No trabalho detesto ter de fazer esta correcção mas somos colegas e não devia ser necessário.
Na vida pessoal tenho amigos e não amiguinhos.
Amiguinhos.. em adultos soa a cínicos, irónicos e “sacaninhos”.

Já agora aproveito para informar que também detesto... uchas, pequenucha, ninucha ou qualquer outra coisa parecida com Tucha ou chucha.
Tive uma Tucha à séculos atrás, sim sou dessa idade.
Chucha nunca usei a não ser durante 3 dias quando o meu irmão nasceu, coisa de criança.


A sério…
Chama-me pelo meu nome ou não me chames.

Quem me chamar um diminutivo… que pise Lego descalço.
- LopesCa

2 comentários:

  1. A mim, os meus pais chamavam-me Sãozinha, sempre, mesmo quando estavam zangados, só mudava o tom! De resto toda a gente me chamava São.
    Mais crescida comecei a diferenciar: Assunção para todos; São, apenas para os mais íntimos... Decisão que se manteve até hoje, Assunção para o Mundo, apesar de ser nome a que não acho grande graça, a não ser pelo facto de não ser comum...

    P.S. - Também tive uma Tucha! :D

    ResponderEliminar