Babel
Realizador: Alejandro González Iñárritu Actores: Brad Pitt, Cate Blanchett, Harriet Walter, Gael García Bernal, Koji Yakusho Ano: 2006 Idade: M/12 Duração: 142 minutos Género: Drama / Thriller Distribuidora: Lusomundo País de Origem: EUA / México
SINOPSE
Um autocarro repleto de turistas atravessa uma região montanhosa de Marrocos. Entre os viajantes estão Richard e Susan, um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed e Youssef manejam uma espingarda que o seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o autocarro, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este facto afecta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram os seus filhos aos cuidados da ama mexicana; no Japão, onde um homem tenta superar a morte trágica da sua mulher e ajudar a filha surda a aceitar a perda; no México, para onde a ama acaba levando as crianças; e ali mesmo, em Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um acto terrorista.
OPINIÃO Gostei.
Estereotipando é um filme intelectual excelente que foca-se nitidamente no "género humano".
Brad Pitt (envelhecido para representar um norte-americano de meia-idade), Cate Blanchett, Gael García Bernal e pelo japonês Kôji Yakusho, , Adriana Barraza e Rinko Kikuchi fazem parte de um conjunto de actores internacionais que juntamente com actores não-profissionais vindos de Marrocos, Tijuana e Tokyo enriquecem a conquista de “BABEL” no que diz respeito à diversidade cultural e valorizam as observações intensas sobre as ligações culturais e fronteiras.
O filme percorre uma cadeia de acontecimentos gerada por um inocente tiro de fuzil dado a esmo no deserto do Marrocos, ecoando nos EUA, no México, no Japão e na própria África.
Mais que responder a perguntas, o filme se propõe a fazer o espectador reflectir.
Babel" fala de arrogância, discriminação, isolamento, imigração, infância, armas, terrorismo, adolescência e desejos sexuais.
Ao fazê-lo, ele invoca o conceito antigo de “Babel” e questiona as suas implicações nos tempos modernos: identidades incompreendidas, interpretações erradas e oportunidades perdidas de comunicação que, muitas vezes passam despercebidas, movem as vidas contemporâneas.
Quatro famílias, em quatro continentes diferentes. Ligados por circunstâncias mas separados por continentes, culturas e línguas.
No meio do desespero, por fim cada personagem descobre que é a família em ultima análise que providencia consolo e deve ser preservada.
Torre de Babel - Wikipédia no Gênesis A Torre de Babel é mencionada como uma torre construída com a finalidade de tocar os céus. Deus,não gostou e fez com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo a que não se pudessem entender, e acabaram por abandonar a sua construção. Foi neste episódio que, segundo a Bíblia, explica a origem dos idiomas na humanidade. (Gênesis 10:10; 11:1-9)
è um filme excelente. A torre de Babel em todos níveis, do individual ao colectivo. Um excelente tema de reflexão.
ResponderEliminar