20051001

ARTIGO DE 1998 Politicamente Correcto

Tempos de Hoje

Politicamente Correcto


                Estamos no tempo do politicamente correcto logo não podia deixar de o referir, pois vivem-se tempos turbulentos nos dicionários anglo-saxónicos, de pequenas e médias correcções.
Não pensem que as turbulências da velha Inglaterra ou trazidas por ventos americanos não nos afectam, num mundo com tendências globalistas o que acaba de acontecer num ponto do globo irá inevitávelmente afectar o todo.
                Acham exagero ? Que não nos afecta minimamente? Pensem só… se somos um todo quando tal nos afectar podemos já nem notar.
Os meus caros leitores já viram os novos livros de histórias infantis?
Se não viram informo-vos da existência, que já não é nova, de dois pequenos volumes extremamente politicamente correctos que as nossas crianças poderão utilizar como modelo no futuro.
                Em Portugal a moda ainda não pegou mas há quem já comece a ter cuidado com o que diz, e na América, os que não querem ser olhados de solaio devido a uma afirmação incauta, podem consultar um dicionário muito útil para estas lides,  Henry Beard e Chistophe Cerf escreveram The Official Political Correct Dictionary and Handbook (Grafton). Além das palavras proibidas, conceitos e personalidades suspeitas, encontramos um dicionário bilingue do vocabulário apropriado e do a evitar.
Em termos de vocabulário para o provar temos, spokesman (porta-voz) passou a spokesperson assim como uns biscoitos que se chamavam Homens de Gengibre passaram a ser chamados de Pessoas de Gengibre.
                Julgam que é um caso sem importância?
                Atenção, a provar que o ridículo não mata ainda temos os excessos de já não haver desonestos mas pessoas eticamente desorientadas; nem gordos, que são pessoas de peso; nem baixos, que são pessoas verticalmente moderadas; nem bêbados pois são gente incapaz de um bom uso de químicos; nem serial killers que são pessoas com problemas de relacionamento.
                A coisa torna-se complicada quando já nem se pode dizer boys and girls sem que um deles se sinta insultado. 

                                                                                                                                             

Sem comentários:

Enviar um comentário