20060726

ARTIGO: Os Dez Mandamentos do Telemóvel  

Os Dez Mandamentos do Telemóvel Publicado por L3onheart 2006-07-07
Existe muita gente neste mundo que realmente não é suficientemente civilizada para poder ter e usar um telemóvel. Ao vender-se um telemóvel, a pessoa devia ser obrigada a ler e obrigada a seguir estes 10 mandamentos. Se assim o fosse, já seria um pequeno grande passo para um mundo melhor:

1. Não irás sujeitar os indefesos a ouvir as tuas conversas. Quando as pessoas não podem fugir à banalidade da tua conversa, em locais como no autocarro, num táxi, num avião ou á mesa de jantar, devias poupá-las. As pessoas á tua volta devem ter a escolha de não te ouvir. Se não te quiserem ouvir, então não deves falar aos 7 ventos.

2. Não irás por um toque de telemóvel como La Cucaracha. Ou a 5ª Sinfonia de Beethoven. Ou os Bee Gees. Ou a música do mundial da SIC. Nem sequer da Floribella ou qualquer outra melodia irritante. Já não bastam os telefones estarem sempre a tocar, e ainda temos de aturar com porcarias sintetizadas?

3. Irás desligar o telemóvel durante espectáculos. É que esta nem é preciso dizer-se, mas dado que existe muita pessoa que é capaz de quebrar esta lei inexistente como crime, senti-me na obrigação de a enunciar.

4. Não usarás mais do que dois dispositivos sem fios no cinto. Isto ainda não é um grande problema, mas com a quantidade crescente de idiotas a andar com um tijolo, um pager, um PDA e ainda um telemóvel 3G, qualquer dia vendem cintos à lá Batman na Zara ou, ainda pior… na feira! É melhor prevenir do que remediar.

5. Não usarás o telemóvel enquanto conduzes. A sério, esta irresponsabilidade tem de acabar. Já existem pessoas suficientes no mundo incapazes de controlar um veículo, quanto mais fazerem essa proeza ao mesmo tempo que falam com alguém.

6. Não irás usar um auricular quando não precisas dele. Isto é como estar ao telefone com uma pessoa enquanto conversamos com outra que está fisicamente presente. Ninguém percebe se estás a falar com alguém, ao telefone ou… simplesmente sozinho!

7. Não falarás mais alto num telemóvel do que falarias num telefone normal. É que estas coisas têm microfones incrivelmente sensiveis, e isto chegou a um ponto em que consigo perceber se alguém me está a telefonar de um telemóvel por causa da maneira que estão a falar. Se começarem a ficar sem rede, o facto de começarem a falar mais alto não vai resolver a coisa, a não ser que a outra pessoa esteja mesmo ao teu lado.

8. Não ficarás demasiado dependente do telemóvel. Por razões óbvias, uma dependência de estar em comunicação constante não é saudável. Enquanto trabalhas, usa á vontade. Em casa, dá um descanso.

9. Não irás tentar impressionar os outros com o teu telemóvel. Não só usar telemóvel deixou de ser algo de impressionante de qualquer maneira (a não ser que seja um daqueles novos modelos todos XPTO com tecnologia da NASA que 0.0001% das pessoas irá usar), mas quem o tentar fazer irá passar por um perfeito saloio a tentar mostrar que tem mais dinheiro do que aparenta.

10. Não irás espetar com o teu telemóvel na mesa de jantar “caso ele toque”. Isto não é o Velho Oeste e tu não és um pistoleiro a sentar-se para um jogo de poker no saloon. Importas-te de ser um pouco mais discreto? Se tocar, vais ouvi-lo tão bem se tiver no teu bolso ou no teu cinto de Batman. Ainda melhor… mete-o a vibrar!

Sem comentários:

Enviar um comentário