20070109

CINEMA O Perfume

O Perfume - História de um Assassino ( Perfume: The Story of a Murderer )
Realizador: Tom Tykwer Actores: Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman, Rachel Hurd-Wood. Ano: 2006; Idade: M/16; Duração: 147 minutos; Género: Drama / Thriller; Distribuidora: Lusomundo; País de Origem: Alemanha / França / Espanha
 

SINOPSE 

Jean-Baptiste Grenouille nasce em circunstâncias pouco dignas, em 1738, no Mercado de Peixe de Paris. Em terna idade se apercebe de que é dotado de um olfacto bastante refinado. Na adolescência, e após conseguir sobreviver às criminosas condições de trabalho de uma tinturaria local, Grenouille inicia-se como aprendiz na perfumaria de Baldini. Rapidamente ultrapassa o mestre na arte de misturar essências, e estas tornam-se a sua obsessão - uma obsessão que o leva a afastar-se da companhia de outros seres humanos. Dominado pela ideia de preservar os aromas humanos, ele assassina, sem escrúpulos, jovens mulheres cujo cheiro peculiar chama a sua atenção. O drama adensa-se quando Grenouille se depara com a bela Laura, a qual se lhe apresenta como possuindo uma espécie de essência sobrenatural. Outros assassinatos inexplicáveis se sucedem e o pai de Laura, o nobre Richis, suspeita que a vida da sua filha está também em grande perigo. Um verdadeiro jogo de gato e rato entre o amor fraternal e a paixão mortal começa.

 


OPINIÃO Gostei do filme.
Achei o filme muito bom e coerente com o livro.
As modificações são adaptações para a história “caber” num filme.
Não é tão bom como o livro. 
O livro é muito sensorial em odores, o filme não se ficou atrás com as imagens.
O livro conta a história de um homem sem cheiro próprio mas que possui um olfacto extraordinariamente apurado.
Frase marcante do filme: "O odor é a alma dos seres", acho que o Jean-Baptiste Grenouille estáva a tentar "criar" uma alma.
A violência, podridão e estranheza de outra época foram muito bem retratadas.
As interpretações estão muito boas, tanto pelo Ben Whishaw (nunca tinha ouvido falar dele), como pelos veteranos Dustin Hoffman e Alan Rickman (este último achei incrível como tornou credível uma cena tão forte que podia facilmente cair no ridículo.
Ajuda ter lido o livro para perceber o filme mas não é essencial.
Não é um filme para todos, assim como não é um livro fácil.

ATENÇÃO: Idade: M/16, cenas intensas e violência de época.

1 comentário: