20220727

CINEMA: Água (Water)

Water Realizador: Deepa Mehta Actores: Lisa Ray,Seema Biswas, Ano: 2005 Idade: M/12 Duração: 117 minutos Género: Drama / Aventura Distribuidora: LNK País de Origem: Canada / Índia Sinopse: Aos 8 anos de idade, na Índia dos anos 30, Chuyia não é apenas casada; é já viúva. E nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, Chuyia é enviada para uma casa que acolhe viúvas – uma casa onde as viúvas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar. Lá, conhece Kalyani, uma bela e jovem viúva de quem se torna amiga que ousa desafiar as regras apaixonando-se por um jovem com estudos. Também ele está disposto a confrontar-se com a tradição instituída. No momento em que as ideologias de Ghandi ganham cada vez mais peso e as pessoas se começam a questionar sobre a religião, sobre a sociedade, sobre os direitos das mulheres, estas duas jovens (assim como tantas outras mulheres) poderão ver os seus percursos de vida alterarem-se radicalmente. IMDB

OPINIÃO Bom
2007-02-02 Aluguei o DVD Água 

Argumento realista, puro e duro, sobre uma cruel realidade indiana, sobre as viúvas indianas. Este filme apesar de ser uma obra de ficção ainda é a realidade de muitas mulheres na Índia. Revela a a vida dessas mulheres, a injustiça no feminino, triste, demasiado real. Conta sobre uma história de amor entre uma viúva e um homem, como se as viúvas não fossem na essência mulheres. A ignorância é que dita as regras, regras essas com 2000 anos. Manter o povo pouco esclarecido sobre a actualidade e sobre os seus direitos é uma prática comum. O filme decorre em 1938, na Índia Colonial, quando Mahatma Gandhi está a difundir as suas ideias de liberdade e de mudança. O sacrifício Sati é proibido na Índia desde 1829 logo as viúvas já não eram obrigadas a imolarem-se numa fogueira com a morte do marido, mas ainda tinham que viver em total ostracismo e miséria. Li na net que em 1956, foi estabelecido direitos iguais para todas as mulheres, mas a tradição fala mais alto. Gostava de saber o porquê de serem SEMPRE as mulheres a sofrer. Várias sociedades e é sempre o mesmo mote. Sou conta o sofrimento alheio :( Neste filme a mulher é como um ser inferior, e estão na terra para sofrer pelos ditames dos Homens. Homens com H grande de Humanos, pois esta realidade está tão entranhada que todos julgam que deve ser assim, por todos entenda-se homens e mulheres, mesmo as vítimas. Este post de outro blog está excelente 2006-06-24 Blog Síndrome de Estocolmo- As viúvas na India, Water e um nó na garganta, ajuda a uma melhor compreensão do filme.

Outros Link´s: Water, Sati costume Hindu, Mitologia Hindu. Mahatma Gandhi. International Widows Day / Notícia 2006-09-22 Ritual do Sati-viúvas indianasMemória, História Water (movie)

1 comentário:

  1. É um bom filme, muito actual pois retrata a realidade em várias sociedades, mesmo na nossa se pensarmos bem nisso. O é assim porque sempre foi assim está enraizado em todas as socieddades e há muito pouca gente que se pergunte o porquê de o ser.

    ResponderEliminar